BLZ IDIOMAS
Inglês pra valer.
Textos



A INFLUÊNCIA DE UM PROFESSOR
escrito por Charlles Nunes


 



Aos 20 anos, decidi parar de estudar. E pra limpar a barra com a minha mãe, escolhi um curso rápido pra fazer, antes que o ano acabasse:

Taquigrafia.

Isso mesmo. O curso já estava bem fora de moda, mas pra dizer que o ano não tinha passado em branco, lá fui eu fazer minha matrícula no Senac.

Taquigrafia é uma arte. A arte de fazer anotações rápidas - através de rabiscos no papel. Habilidade muito útil pra fazer anotações, antes da invenção do celular.

De segunda a sexta, nós treinávamos novos sinais. O Professor João nos incentivava, contando como os taquígrafos trabalhavam. E nos dizia sobre como a profissão era intensa.

Um dia, ele faltou. Ficamos sabendo que o pai dele havia falecido.

No dia seguinte, ele chegou pensativo - e nos deu uma aula que eu nunca me esqueci. O carinho dele para conosco e a dedicação dele em ensinar eram imcomparáveis.

Calça jeans e camisa branca com as mangas dobradas, tênis branco. Esse era o uniforme dele. Cabelos grisalhos e bem alinhados, um óculos combinando com o formato do rosto. Ali em pé, com toda a atenção voltada para um grupo de jovens, eu via a dignidade em pessoa.

Naquele momento percebi quanta diferença um professor pode fazer na vida de alguém....

O tempo passou, tive outras experiências inspiradoras e - quando decidi ser professor - a figura dele me veio à mente.

Lá se vão 30 anos, desde aquele curso de taquigrafia. No decorrer desse tempo, conheci muitos profissionais exemplares em suas áreas de atuação.

Um deles, um jovem também chamado João, me enviou essa mensagem pelo WhatsApp:


 


"Amigo, boa noite! 

Tô mandando essa mensagem exclusivamente pra agradecer por ter me dado o incentivo inicial pra ser um professor. Lembro bem da conversa que tivemos quando cheguei de missão, vocês foram os primeiros que me visitaram!

Agradeço a você e a sua esposa pelo incentivo, puxões de orelha e também pelos conselhos. O apoio de vocês foi fundamental. Sempre prezo por ser grato pela vida que tenho e ainda mais depois da partida dos meus pais eu procuro não reclamar, procuro agradecer. Tem dias que são mais difíceis mas eu acredito que em breve vou estar melhor e mais adaptado.

Peço desculpas se não respondo logo na hora ou falo muito... a vida tem me dado desafios intensos! Muito obrigado por tudo que já fez por mim, mande um abraço pra irmã Martha!


 


Esse rapaz está na casa dos vinte anos. Seus pais faleceram, e ele acaba de se tornar pai. No meio do furacão da vida, ele ainda encontra tempo para me agradecer.

Vejo aí um ciclo. Eu também já escrevi mensagens assim, a diversos professores e professoras que marcaram minha vida.

Por mais professores que nos inspirem a dar o melhor de nós mesmos em nossa vida e em nossas profissões.

Meu muito obrigado a todos os que escolheram essa profissão, assim como eu.

Por menor que seja a influência de cada um de nós, acreditem: ela vale muito para alguém.



 
Charlles Nunes
Enviado por Charlles Nunes em 29/06/2020
Alterado em 09/05/2021
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras
WhatsApp: 24 99954 1608